Poliestireno – PS e PSAI

O Poliestireno é uma das mais antigas resinas sintéticas. Foi em 1831 que um polímero vítreo transparente foi descoberto e pouco tempo depois, proposto para uso prático, mas seu desenvolvimento comercial demorou até o momento em que os métodos satisfatórios para a produção do monômero de estireno fossem encontrados, e até a descoberta de um meio de evitar a polimerização durante o carregamento ou estocagem. O primeiro plástico industrial de poliestireno foi introduzido na Alemanha em 1930. A produção nos Estados Unidos iniciou-se em 1937, porém, em quantidades relativamente insignificantes até 1946. Então, as tremendas facilidades para a produção de estireno, que foram obtidas graças ao programa de borracha sintética da Segunda Guerra Mundial, tornam-se acessíveis para a produção de plásticos.

O Poliestireno é um termoplástico que se caracteriza por sua dureza, sua facilidade de processamento e seu baixo custo. Sua coloração é excelente. É disponível em vários tipos apropriados para várias aplicações e processamentos. Não resiste a solventes e gorduras, devendo ser limpo com sabão neutro ou álcool isopropílico.

É completamente inodoro, insípido e atóxico; queima como chama fuliginosa, amarela alaranjada, lentamente, e não se extingue; possui boa estabilidade dimensional e pequena absorção de umidade.
Possui excepcionais propriedades elétricas que permanecem constantes numa ampla faixa de temperatura e frequência. Quimicamente, é resistente aos ácidos fortes e aos álcalis é insolúvel com hidrocarbonetos alifáticos e álcoois inferiores. É solúvel em ésteres, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois superiores e hidrocarbonetos clorados.

O Poliestireno é resistente ao impacto, sua resistência à tração e seu módulo de elasticidade são inferiores ao do poliestireno comum, enquanto que o alongamento pode melhorar de 10 a 40%; aumentando-se o alongamento, o material melhora a sua tendência à quebra, contudo, forçando-se além de um determinado ponto, a área que sofreu tensão torna- se branca. Pode-se inserir metais na fabricação de suas peças; a presença de elastômeros afeta suas propriedades elétricas aumentando as perdas de potência; com absorção de água de duas a três vezes, sua resistência térmica diminui e sua resistência à intempéries é menor do que a do poliestireno comum.

 

CARACTERÍSTICAS

  • Baixo custo
  • Brilho
  • Processamento fácil, quando cristal possui transparência cristalina
  • Baixa absorção de umidade
  • Altamente resistente à impactos (quando aditivadas)
  • Resistência ao calor (inflamável)

 

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

  • Comunicação visual
  • Embalagens
  • Peças técnicas
  • Termoformagem
  • Bandejas descartáveis
  • Box para banheiro

 

FORMATO

  • Chapas

 

CORES

  • Cristal
  • Branco Translúcido

 

Poliestireno – PS Cristal

É fundamental um homopolímero de estireno. Dependendo do tipo de processamento, o material recebe pequenas quantidades de lubrificantes, tanto de ação externa como interna. Isto vem a facilitar o fluxo nas extrusões e moldagens.

 

Poliestireno – PS Luminária

As características do Poliestireno Leitoso para Luminária descrito neste tema são idênticas às do material cristal. É fundamental um homopolímero de estireno. Dependendo do tipo de processamento, o material recebe pequenas quantidades de lubrificantes, tanto de ação externa como interna. Isto vem a facilitar o fluxo nas extrusões e moldagens.

O Poliestireno comum é também conhecido pelo nome de Poliestireno regular, não modificado ou cristal. A diferença que há do Poliestireno leitoso para Luminária é que o mesmo recebe uma pigmentação branca para uso em luminárias em elevadores, shopping centers, residências, etc.
Deve-se ressaltar que este material não deve ser confundido com o poliestireno de alto impacto, visto que o poliestireno leitoso luminária não recebe carga na sua formulação que lhe dê tais características.

 

Poliestireno – PS Translúcido

Facilmente colável, impresso por silk-screen ou offset e pintado a revólver.

 

Baixe o datasheet completo clicando nos ícones abaixo.

Poliestireno Amarelo

Poliestireno Azul

Poliestireno Branco

Poliestireno Cinza

Poliestireno Cristal

Poliestireno Laranja

Poliestireno Luminária

Poliestireno Natural

Poliestireno Preto

Poliestireno Verde

Poliestireno Vermelho



PRODUTOS RELACIONADOS


SOLICITE UM ORÇAMENTO